Tutorial – Primeiros passos com o software UnicViewAD

Tutorial - Primeiros passos com UnicViewAD

Um bom software de programação de interfaces é o grande diferencial para viabilizar a utilização de displays gráficos. Poucas coisas interferem tanto no tempo de desenvolvimento como um bom software de desenvolvimento. E para desenvolver interfaces gráficas no display Proculus da forma mais rápida e com desempenho profissional, venho apresentar o tutorial básico do software UnicViewAD, o software da Victor Vision para criação de GUIs Proculus.

O software é gratuito, e o procedimento para baixar o software e uma chave geralmente são enviados juntamente com o display. Se você não possui o software e quer fazer um teste, ou se você tem o software mas está usando o UnicView pela primeira vez, confira os passos na página: https://victorvision.com.br/software/unicview-ad/unicview-ad-primeiros-passos/

Lá você também pode fazer o pedido de uma chave serial, caso ainda não tenha.

Software instalado, estamos prontos para começar este tutorial de como começar com o UnicViewAD.

Passo 1: Criando um novo projeto

Na tela principal do UnicViewAD, use uma das opções de “New Project”.

É nesta janela que você vai definir:

  • a pasta em que o projeto vai ficar;
  • o nome do projeto;
  • a família e a classe do display que vai usar (use a imagem exemplo para identificar estas informações);
  • e a resolução do display.

É uma configuração bem simples, mas muito importante para começar bem o seu projeto. Lembre-se de colocar seu projeto de forma organizada em pastas para não perder seu projeto; um bom nome vai facilitar muito na organização dos projetos; e a identificação exata do seu display é crucial para que a interface seja programada sem problemas.

Passo 2: Adicione telas

As telas, ou “screens” são o principal plano de trabalho para a criação da interface. É sobre ela que depois colocaremos nossos ‘controles’ e ‘variáveis’. Também, é nela que vamos colocar nossos planos de fundo, ou ‘background‘. O background nada mais é do que uma imagem, que você pode fazer em qualquer editor de imagens que prefira. É baseado nesse background que você vai definir onde ficarão seus controle e variáveis.

Para começar, adicione duas Screens em “Add Screen”.

Para usar as imagens de plano de fundo, precisamos adicioná-las em “View Images Resources”, em “Add Images”.

Agora, selecionamos qual imagem vai ser plano de fundo para qual Screen. Clique com o botão direito em cima da Screen, e escolha “Select Background Image”. No menu aberto, escolha a imagem que ficará como plano de fundo desta Screen.

Faça a troca do plano de fundo para a segunda Screen também.

OBS: E não se preocupe com projetos com muitas Screens. Você pode escolher múltiplos planos de fundo para um conjunto de Screens.

Conclusão

Este foi o tutorial básico de primeiros passos com o UnicViewAD. Existem os links para baixar o UnicView e pedir uma chave serial, como criar um novo projeto, e como adicionar screens. Caso queira ver na prática como isso pode ser feito, veja o nosso tutorial no canal do Youtube:

Agora, siga os próximos tutoriais para saber como usar as demais ferramentas de design. Bom desenvolvimento!


Marcações:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *