Touch resistivo e capacitivo com a compatibilidade de luvas

  • por

Já ouviu falar de incompatibilidade de telas sensíveis ao toque com luvas de trabalho?

Para entender o que impacta nessa relação, é preciso entender a tecnologia do touchscreen. A maioria das telas funciona com a aplicação de pressão dos dedos ou interferência no campo elétrico. Basicamente, isso significa que existem dois principais tipos de tecnologias de tela sensível ao toque.

Tela resistiva

As telas resistivas são o tipo mais comum encontrado em controles industriais.  Essa tecnologia possui duas camadas transparentes, separadas por um espaço bem fino, e têm um revestimento condutor nas laterais internas deste espaço. Quando as duas camadas de revestimento se tocam, uma tensão é gerada, que por sua vez é processada como um toque nesse local.

É por conta dessa estrutura que a tela resistiva pode criar apenas um ponto de pressão local para indicar um sinal, independentemente se seus dedos estão nus ou enluvados.

As telas resistivas são duráveis e confiáveis, e fica fácil de entender porque a tecnologia resistiva é a primeira escolha para a maioria dos controles touchscreen encontrados em máquinas industriais.

Tela capacitiva

Diferentemente das telas resistivas, as telas capacitivas não dependem da pressão dos dedos. Em vez disso, elas trabalham com qualquer coisa que contenha uma carga elétrica – incluindo pele humana. Nossa pele é composta de átomos com cargas positivas e negativas.

As telas capacitivas são revestidas com materiais como cobre ou óxido de índio e estanho, e armazenam cargas elétricas em uma grade eletrostática de pequenos fios – cada um mais fino que um cabelo humano. Quando há contato dos dedos com a superfície da tela, as cargas na pele mudam os campos elétricos e afetam a capacitância entre os fios, e o processador interpreta a localização da interrupção do campo elétrico.

Dito sobre a tecnologia das telas, vamos analisar agora as luvas. A maioria dos revestimentos de luvas é intencionalmente desenvolvido para atingir um nível de desempenho dielétrico. Porém, alguns compostos de revestimento testados fornecem um nível mensurável de condutividade que pode ser suficiente para afetar os campos elétricos em uma tela de toque.

Portanto, há luvas que, dependendo na pressão da ponta dos dedos e/ou no tempo, afetaram o campo elétrico das telas capacitivas. Pense em como a pressão da ponta dos dedos pode comprimir o revestimento para uma camada muito fina no ponto de contato – o suficiente para afetar os campos elétricos.

Referencia:

https://us.pipglobal.com/archive/literature/PIP-WP-Gloves-and-Touchscreen-Compatibility.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *